Itália eleva nível de segurança em portos que recebem navios de cruzeiro

|

Navio de cruzeiro atracado no histórico terminal de cruzeiros de Nápoles.
O nível de alerta nos portos italianos que recebem navios de cruzeiro passou recentemente de 1 para 2, em uma escala que vai até 3. Com isso, as medidas de segurança para passageiros e tripulantes serão mais rigorosas, enquanto novos dispositivos são utilizados.

A Guarda Costeira da Itália endureceu as medidas de segurança nos portos do país que recebem navios de cruzeiro. Com isso, mais embarcações e passageiros devem passar pelos controles das autoridades italianas, o que pode levar a um aumento nas filas.

A mudança não estaria ligada a alarmes específicos sobre possíveis ataques terroristas, mas sim à necessidade de elevar os cuidados por causa da escalada de tensão na Líbia, país que está a poucas centenas de quilômetros da Itália. É de lá que costumam partir os barcos com imigrantes clandestinos que cruzam o Mediterrâneo para chegar à costa italiana.

Navio italiano atracado em Savona, Ligúria
Além disso, o fortalecimento do esquema de segurança coincide com o verão europeu, período de maior tráfego de turistas pelos portos da nação da bota. Com isso, o nível de alerta passou de 1 para 2, em uma escala que vai até 3.

Os novos dispositivos preveem também maiores controles aduaneiros e um monitoramento mais acurado em todas as áreas dos portos. Há meses a Itália está na mira do Estado Islâmico (EI), já que integra a coalizão internacional que combate o grupo no Oriente Médio e abriga o Vaticano, coração da Igreja Católica.

Texto (©) Copyright Ansa.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2013 Design por Ray Câmara